Fonte da Senhora por Messenger

Medidas de Prevenção da COVID-19

Etiqueta Respiratória

Etiqueta respiratória

Porquê?

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode transmitir-se a um trabalhador atra- vés de gotículas respiratórias de pessoa infetada, quando esta fala, tosse ou espirra. Por outro lado, o contacto das mãos de um trabalhador com secre- ções respiratórias infeciosas existentes nas componentes materiais do tra- balho (ex. ferramentas, máquinas e equipamentos) e posterior transferência para as suas mucosas (da boca, nariz ou olhos) é também uma forma de transmissão da COVID-19 nos locais de trabalho.

De que forma?

Em termos gerais, não se deve tossir ou espirrar para as mãos nem para o ar. Se o trabalhador tossir ou espirrar deve fazê-lo para a prega do cotovelo, com o antebraço fletido, ou usar lenço de papel (que deve ser imediatamen- te colocado no contentor de resíduos).

Como?

• Incentive TODOS os trabalhadores a adotarem procedimentos de eti- queta respiratória relativos aos atos de tossir, espirrar e assoar.

• Disponibilize lenços de papel nos locais de trabalho, devendo estes estar devidamente acondicionados em embalagens fechadas que pos- sam ser descartadas higienicamente.

• Estabeleça a utilização de máscaras sempre que os trabalhadores tenham sinais ou sintomas respiratórios (ex. estejam constipados ou tenham tosse) e trabalhem em espaços interiores com outros trabalhadores.

Fonte: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/saude-e-trabalho-medidas-de-prevencao-da-covid-19-pdf.aspx