Fonte da Senhora por Messenger

Medidas de Prevenção da COVID-19

Higienização e Desinfeção de Superfícies

Higienização e desinfeção de superfícies

Porquê?

A limpeza das superfícies, quando agregada à lavagem com água quente e detergente, possibilita a remoção da matéria orgânica que favorece a so- brevivência e proliferação dos microrganismos e, desta forma, promove a sua eliminação. A desinfeção de superfícies elimina, destrói ou inativa os microrganismos. Assim, complementar a higienização das superfícies com a desinfeção das mesmas evita a transmissão da SARS-CoV-2 (COVID-19) nos locais de trabalho.

De que forma?

Em termos gerais, deve ser reforçado o plano de higienização e desinfeção da empresa/estabelecimento. De realçar que em matéria de desinfeção:

  • Superfícies, incluindo de mobiliário (ex. balcões e mesas) e de reves- timentos (ex: pavimento do chão), devem ser desinfetadas com produ- tos adequados. Nas situações em que se utilizar lixívia, deve-se lavar primeiro a superfície com água quente e detergente, aplicar de seguida a lixívia (diluída em água), deixar atuar a lixívia durante 10 minutos e depois enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar.

  • Mobiliário e equipamentos não tolerantes à lixívia (ex. telemóveis) poderão ser desinfetados, após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool.

  • Instalações sanitárias devem ser desinfetadas com produto de limpe- za misto que contenha, em simultâneo, detergente e desinfetante na composição, por ser mais fácil e rápida a aplicação e a ação.

    Como?

  • Reveja o plano de higienização e desinfeção das instalações de for- ma a intensificar as rotinas e protocolos a todos os níveis (revestimen- tos, equipamentos, utensílios e outras superfícies) e para as várias zo- nas da empresa, sobretudo para aquelas em que existe maior risco de transmissão da infeção.

  • Inclua planos de higienização e desinfeção para as novas exigên- cias de prevenção (ex. desinfeção de superfícies após reunião, após a utilização de ferramentas, equipamentos, veículos ou máquinas, após o atendimento a utente/cliente/público e respetivas barreiras físicas, etc.).

  • Institua a desinfeção diária das superfícies, ou entre cada utiliza- ção (esta quando aplicável), ou outra periodicidade, de acordo com as necessidades existentes. Assegure a desinfeção periódica, ao longo do tempo de trabalho, de objetos ou superfícies que tenham um contacto frequente (ex. telefones, teclados, ferramentas, maçanetas das portas, corrimãos, interruptores de luz, botões de máquinas, etc.), mesmo que haja necessidade de interromper o trabalho para a sua realização.

  • Adquira os produtos e equipamentos necessários, de acordo com a revisão do plano de higienização e desinfeção da empresa/estabelecimento. Não utilize equipamento de ar comprimido na limpeza, pelo risco de recirculação de aerossóis e/ou de projeção de poeiras com partículas.

  • Utilize produtos devidamente rotulados, nas doses corretas e de acordo com as recomendações do fabricante, que sejam eficazes no combate à propagação do COVID-19, exceto se ponderosas razões de segurança alimentar a tanto obstem.

  • Forneça aos trabalhadores materiais (ex. toalhetes desinfetantes) ou produtos que permitam a desinfeção das superfícies (ex. mesa, ferra- mentas, etc.) sempre que necessário.

  • Monitorize frequentemente e mantenha um registo da higienização e desinfeção das várias áreas da empresa.

  • Assegure que os trabalhadores, ou a entidade prestadora de serviços que procede às atividades de higienização e desinfeção, têm instituídas, nos seus procedimentos, as necessárias medidas que evitam o risco de transmissão da COVID-19 (ex. panos específicos para cada área de ris- co/tipo de superfície).

  • Combine as medidas anteriores com outras formas de comunica- ção adicionais transmitidas em reuniões, intranet, ações de sensibiliza- ção, entre outras que esclareçam as medidas de higienização e desinfe- ção implementadas pela empresa, assim como os procedimentos que devem ser adotados pelos trabalhadores.

Fonte: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/Manual_SO_Empresas-2a.pdf