Fonte da Senhora por Messenger

Medidas de Prevenção da COVID-19

Proteção Individual

Proteção individual

Porquê?

A colocação, utilização e remoção adequadas de todo o equipamento de proteção individual (EPI), preconizado pelos Serviços de SO/SST, evitam a ex- posição do trabalhador a SARS-CoV-2 e à infeção.

De que forma?

Os Serviços de SO/SST definem os EPI necessários para cada trabalhador, tendo em conta aspetos como a atividade profissional, as tarefas de traba- lho, o risco de exposição a COVID-19 e as características individuais do traba- lhador. Os EPI necessários fornecer aos trabalhadores devem ser disponibili- zados pelo empregador. No âmbito da COVID-19 salienta-se que:

  • Existem grupos profissionais (ex. guardas prisionais, forças milita- res e de segurança, profissionais de alfândegas - aeroportos e portos, profissionais externos de manutenção de hospitais, funcionários e voluntários de distribuição de bens essenciais ao domicílio, profissionais das câmaras municipais, profissionais que prestem atendimento ao pú- blico) com indicação para o uso de máscaras faciais, de acordo com aOrientação n.o 019/2020 da DGS.

  • Existem ainda recomendações específicas de EPI para: profissio- nais de cuidados post mortem, autópsia e casas mortuárias (Norma 002/2020 da DGS); profissionais de farmácias comunitárias (Norma 003/2020 da DGS); profissionais responsáveis por manter a acomodação dos clientes no hotel ou alojamento (Orientação n.o 008/2020 da DGS); funcionários de limpeza (Orientação n.o 14/2020 da DGS); profis- sionais que realizam colheita de amostras para COVID-19 (Orientação n.o 015/2020 da DGS).

Como?

  • (Re)avalie a proteção dos trabalhadores face à epidemia da CO- VID-19, na sequência da (re)avaliação de riscos, efetuada pelos Serviços de SO/SST da empresa.

  • Adquira os necessários EPI para os trabalhadores.

  • (In)forme e sensibilize os trabalhadores quanto à colocação, utiliza-

    ção, remoção e manutenção dos respetivos EPI.

  • Promova a realização de exercícios práticos sobre a correta coloca- ção e remoção dos EPI pelos trabalhadores, visando a prevenção do risco de infeção por SARS-CoV-2 e a efetiva proteção do trabalhador.

  • Assegure que os trabalhadores cumprem as recomendações preco- nizadas e fornecidas quanto à colocação, utilização e remoção dos EPI, reforçando a informação transmitida sempre que necessário.

  • Assegure a necessária manutenção dos EPI, sempre que aplicável.

  • Combine as medidas anteriores com outras formas de comunica- ção adicionais transmitidas em reuniões, ações de sensibilização e de formação sobre proteção individual, com especial incidência nos proce- dimentos de colocação, utilização, remoção do EPI.

Fonte: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/Manual_SO_Empresas-2a.pdf